quarta-feira, 9 de março de 2011

O Marketing Individual


Marketing Individual – o consumidor individual como o epicentro.

Durante umas centenas de anos, os clientes foram atendidos individualmente. Os trabalhos eram artesanais, por isso o cliente estava mais próximo do seu fornecedor. Sendo assim era muito mais fácil para o artesão ir ao encontro das necessidades dos clientes.

O alfaiate fazia fatos (ternos) e o sapateiro desenhava modelos de sapato para cada cliente e a sua medida.

Com a evolução dos tempos, dos transportes e das novas tecnologias, a produção passou a ser cada vez mais massiva e os produtos passaram a serem dirigidos ao mercado comum das grandes massas. Perdeu-se assim a personalização.

Somente meia dúzia de marcas continuaram a trabalhar para um pequeno mercado, porém mais exigente: É o caso da Rolls Royce, Ferrari e outras marcas de tradição.

Nos dias de hoje, marcas prestigiadas, como a “Nike”, “Olá”, “Pizza Hut”, “Salsa”, Ferrari; e as mais variadas marcas de automóveis (e.g. Volvo; BMW; Audi) entre outras, proporcionam aos seus clientes (consumidores fidelizados) a possibilidade de obterem soluções “à medida”, mesmo que os referidos clientes pertençam ao mesmo segmento de mercado (e.g. clientes Volvo V40 podem ter o mesmo carro mas com múltiplas características diferentes).

“Construa o seu próprio gelado” (Marca Olá); “Faça você mesmo a sua própria pizza” (Marca Pizza Hut); “Personalize as suas calças” (Marca Salsa), são exemplos de algumas marcas que se aperceberam da importância de irem ao encontro das mais profundas necessidades, desejos, emoções e atitudes de seus clientes.

É comum afirmar-se que o Marketing objectiva a concretização de um conjunto de transacções económicas. Contudo, e embora as transacções sejam um elemento fulcral em Marketing, pela sua extraordinária capacidade de transformar simples transacções em relações (de lealdade às marcas), o futuro das organizações empresariais passa, indiscutivelmente, pela individualização das suas ofertas ao mercado.

Tema original de: mktportugal

Um comentário:

  1. Você que está a fora do mercado de trabalho e não consegue uma oportunidade devido a falta de experiência ou grande concorrência de mercado e precisa incondicionalmente de uma renda, a sua grande oportunidade está aqui!

    Procuro por pessoas que querem se tornar um empreendedor ou está a procura de uma renda extra!

    Conheça a Hold!

    https://youtu.be/uvYeROHSVUo

    Empreendedor Adriano
    Meu Whatsapp: (61) 9 9433-5151

    E venha fazer parte desta EQUIPE e faça seu Cadastro.
    http://holdhairvo.com/adrianojose

    Mude sua vida financeira com a melhor oportunidade do mercado.

    ResponderExcluir