quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Marketing é a satisfação dos desejos do cliente

O MARKETING É UM PROCESSO INDISPENSÁVEL A QUALQUER ORGANIZAÇÃO.

O Marketing:

É um conjunto de operações que envolve a vida de um produto ou serviço, desde a sua planificação a sua produção até chegar ao consumidor/cliente, satisfazendo suas necessidades e desejos e ainda prestando um bom serviço pós venda, com o objectivo de fideliza-lo.

Da escassez à inflação no mercado o mundo passou por várias mudanças. Mudou o modo como nós nos comportamos perante os produtos que consumimos, passamos a exigir mais qualidade nos diversos tipos de produtos ou serviço que encontramos nos “MERCADOS”.

Hoje comparado a algumas décadas atrás (nós clientes e consumidores), somos mais exigentes com o atendimento e com a qualidade dos produtos ou serviços que consumimos.

As “empresas” também criaram novas estratégias para segurarem os seus clientes, dando mais importância a este. No passado, as empresas tinham pouca concorrência e sabia que o cliente acabaria por voltar, pois havia pouca oferta no mercado, antes vendia-se e pronto. Foi sem dúvida uma grande mudança e um grande salto para a evolução do Marketing.

A concorrência.

Com a revolução Industrial, a evolução dos transportes, a abertura dos mercados e as novas tecnologias, diminuíram o tempo e a burocracia acelerando a competitividade a nível “MUNDIAL”, com este grande intercâmbio, aumentou o nº de ofertas e também o nº de produtos substitutos.

As empresas tiveram que investir em formação e em contratação de pessoas especializadas ou minimamente formadas para atender os clientes, pois uma empresa sem clientes acaba por fechar

Também foi preciso mexer na legislação para defender a Propriedade Industrial (INPI) e a Propriedade Intelectual, salvaguardando assim os donos das “Marcas e Patentes”.

Surgiram também diversos organismos e instituições de defesa do consumidor, para proteger o cliente e garantir os seus direitos.

Nas faculdades (Universidades) de Marketing e Publicidade têm-se estudado, que o marketing parte da premissa de que se deve definir o público-alvo e descobrir o que esses consumidores querem e daí satisfazer suas necessidades da melhor forma possível.

Junto com o estudo do Marketing, também juntaram-se outras disciplinas ligadas a sociologia, psicologia, geografia, com o intuito de compreender como se comporta o consumidor e o que o motiva a comprar.

É nesta ideia que trabalham os mais bem-sucedidos profissionais do mundo do marketing, de que o cliente não sabe o que quer e tentar perceber o que ele procura.

A tarefa do marketing criar necessidades e desejos no cliente e fornecer produtos e serviços em troca do lucro, pois o marketing facilita o processo de troca.

É a satisfação das necessidades e desejos humanos que está na origem do conceito de marketing.

Por isso tudo e muito mais, fala-se em Marketing como filosofia de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário