sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Marketing Mix no Marketing 1

Imagem de: esacademic
ponto de marketing

O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as actividades de Marketing. Por isso a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing,




É actualmente a teoria mais aceita para efectivar actividades de Marketing. Actualmente, o Marketing Mix é considerado como base fundamental para o Marketing táctico / operacional.



Segundo alguns especialistas, no caso, Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de actividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em: “OS 4 Ps”



1. Product;



2. Price;



3. Promotion;



4. Place.



Actualmente, o composto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Traduzidos em português quer dizer. Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).



“ Philip Kotler ”, é um dos grandes nomes do “MARKETING” e é considerado uma das maiores autoridades em Marketing da actualidade.



Kotler, ainda considera a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps, enquanto outros especialistas já tentaram introduzir mais Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objectivos de marketing no mercado alvo”.


Definições:


Produto: Variável que define tudo que é relacionado ao produto/serviço, como suas características principais, seus diferenciais de mercado, sua marca e sua forma de apresentação;



Preço: Englobando tudo relacionado à precificação (preço) do produto, tal como financiamento, tabela de preços por região e política de descontos;


Promoção: Que trata de tudo que tem ligação com a divulgação e exposição positiva do produto;


Ponto de venda: Variável sobre como o produto será movimentado, exposto e entregue ao cliente, envolvendo a logística, os canais de distribuição, a exposição na loja, a entrega e a estocagem (stoks) do produto.


Exemplos: no caso "RESTAURANTE".
1.O produto seria tudo que é produzido no restaurante e mais o serviço, como também o nome da mesma;


2.O preço seria a margem de lucro geralmente usada nos produtos, a prática de venda a prazo informal (o bom e velho fiado) e percentagem de desconto para quem têm contracto ou usufrui desses serviços.



3.A promoção seria a divulgação feita pelo bairro com panfletos, jornais regionais e até mesmo na rádio local.



4.O ponto de venda seria as vitrinas (montras) onde são expostos os produtos do restaurante, por exemplo: Vinhos, pratos de carne ou peixe ou outros produtos.

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