quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Marketing logístico e a logística

Marketing logístico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Os limites entre o marketing e a logística nem sempre têm sido os mais claros, há quem diga[quem?] que o marketing parte da logística e a logística parte deste e que a logística é uma função de marketing e que estes dois conceitos estão sempre ligados mas cada um faz as suas funções, o marketing ocupa-se com a satisfação e a fidelização do cliente enquanto a logística promove o serviço ao cliente. Um bom marketing numa empresa logística, e claro os bons serviços prestados por esta, estabelece uma óptima relação entre o cliente e fornecedor e o marketing acaba por ser um bom elo para as relações institucionais e faz com que o consumidor goste ainda mais dos produtos e serviços das empresas logísticas.


O marketing é importante mas no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fideliza clientes como é sempre o objectivo de qualquer empresa, seja esta de logística ou não. É através do bom serviço logístico que o cliente dá valor a empresa. Uma empresa com bom marketing e maus serviços não vinga no mercado, no entanto uma empresa com um bom serviço logístico poderá vingar no mercado mesmo com um marketing mau ou ausente (Dias, 2005, p.287-288).


A logística baseada no marketing está nos serviços que a mesma pode prestar dentro da concepção dos 4P´s de Marketing: preço, produto, promoção e ponto de venda, claro que ainda temos algumas ferramentas como a pesquisa, ponto de distribuição. A logística está em todas estas ferramentas ajudando a agregar valor no produto ou serviç
DIAS, João - "Logística Glogal e Macrologística". Lisboa: Edições Sílabo, Lda, 2005. ISBN 972-618-369-3

SANTANA, Dalva - A Logística do Marketing [Em linha]. Web des. Kromax Soluções Gráficas Ltda. [S.l.], Brasil: Dalvasantana Consulturia Logística, 2006. [Consult. 20 Mar. 2009]. Artigos – Parada Obrigatória. Disponível em WWW:.

Nenhum comentário:

Postar um comentário