Mostrando postagens com marcador economia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador economia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de março de 2011

O que é economia de escala?

Imagem de: bancoruralnoticias
Economia de escala é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.
Ela, (economia de escala) ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção.


Mais especificamente, existem economias de escala se, quando se aumentam os fatores produtivos (trabalhadores, máquinas, etc.), a produção aumenta mais do que proporcionalmente. Por exemplo, se forem duplicados todos os fatores produtivos, a produção mais do que duplicará. Numa função produção com dois inputs' (trabalho e capital, L e K respectivamente) têm-se economias de escala se: sendo 'a' uma constante. Sendo assim, os custos médios serão decrescentes.

Em empresas com grande escala de produção, normalmente grandes empresas, o investimento inicial (custo fixo) é difundido sobre o crescente número de unidades de produção. Desta forma, estas empresas possuiriam vantagens sobre as pequenas, com custos médios ainda altos, o que poderia favorecer monopólios.

Texto completo encontra-se na Wikipédia

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Marketing está na moda

Imagem de: astecacomunicacao


A licenciatura de Marketing está na moda em Portugal, mas não há muitas saídas devido as dificuldades das empresas em contratar pessoas.




Este curso (faculdade) é muito bom, pois alarga as nossas visões do que é o mercado e como funciona ou ainda: "Devia funcionar".



Os assuntos aqui desenvolvidos e "postados" são matéria abordada na Universidade, embora esteja grosseiramente exposta neste blog.



É bom lembrar que o cidadão comum veêm os Marketeers apenas como vendedores comuns, mas na verdade o técnico de Marketing é muito mais que isso e não têm necessariamente que efectuar vendas, mas, entender todos os processos que passam pelo produto ou serviço e o que está por trás dessa venda e ainda o pós venda.



As matérias abordadas no actual curso envolve matemática, economia, Marketing, sociologia e estudos de investigação e comunicação.

Ainda há pelo menos na primeira fase, produtos de multimédia, onde ensina-se base de Photoshop e Flash. Na minha opinião e de muitas pessoas ligadas ao WEB design, o flash está ultrapassado e á muito que eles deixaram de trabalhar com esta ferramenta.



Segundo várias opiniões esta ferramenta já não têm funcionalidade nas suas vidas profissionais, havendo ferramentas muito mais leves e mais fáceis de trabalhar.

Esta disciplina, para eles é desnecessária, pois uma empresa têm o seu técnico próprio de WEB design e é este técnico é quye é reponsavel por este sector da empresa.



Estas, são as matérias (disciplinas) no Marketing 1.